Laboratório Think Olga
Lab Think Olga | Cuidado e Política

Economia do Cuidado

como podemos visibilizar o trabalho invisível das mulheres na economia do cuidado?

Qual é o problema?

Document

A economia é um conjunto de regras invisíveis que organiza a forma como vivemos. No atual cenário, de pandemia, serviços essenciais de cuidado se tornaram visíveis aos olhos de muitas pessoas. Estamos todos, neste momento, precisando nos dedicar a cuidar da saúde coletiva para salvar milhares de vidas.

O trabalho de cuidado envolve muitas horas e tempo dedicado ao cuidado com a casa e com pessoas: dar banho e fazer comida, faxinar a casa, comprar os alimentos que serão consumidos, cuidar das roupas (lavar, estender e guardar), prevenir doenças com boa alimentação e higiene em casa e remediar quando alguém fica ou está doente, fazer café da manhã, almoço, lanches e jantar para os filhos, educar e segue por horas a fio.

A economia do cuidado é essencial para a humanidade. Todos nós precisamos de cuidados para existir. E, se hoje você é uma pessoa adulta, é porque alguém já desempenhou horas de trabalho de cuidado com alimentação, vacina, remédios, limpeza e higiene, educação, entre diversas outras funções por horas. E a sociedade, os empregadores que contratam pessoas (veja que óbvio), a gestão pública, as universidades, todas as demais esferas se aproveitam desse trabalho que é gratuito ou mal-remunerado (quando terceirizado).

Como visibilizar o trabalho invisível das
mulheres na economia do cuidado?

Como desvincular o cuidado da construção de gênero?

Como parear o cuidado entre diferentes raças e para mulheres não brancas?

Como a criação e educação de crianças pode ser entendido como trabalho essencial de todos?

Como a economia pode incorporar o cuidado? Como a economia subsidia o cuidado?

Vale do cuidado

Fontes: Dráuzio Varella/UOL; OMS; IBGE

Faça o download

Compartilhe

Quem cuida de quem cuida?

O impacto na vida das mulheres é imenso: amplia as desigualdades de renda, precariza as condições de vida em todos os âmbitos e ainda acarreta estresse, estafa, depressão, entre outros problemas para a saúde.

São as mulheres mães aquelas que assumem a obrigação de distrair as crianças, cuidar da rotina, e ainda para as que trabalham, cumprir as horas trabalhadas. O distanciamento social, principal medida de prevenção contra o coronavírus, traz consigo a sobrecarga, a solidão e a exaustão para mulheres mães.

Tudo isso gera muito impacto no caminho profissional e no acesso a renda desta mulher. Ocupada com o “invisível’, ela fica privada do tempo e dos recursos necessários para conquistar sua autonomia financeira, permanecendo presa em um ciclo de exploração.

 

Acompanhe com a gente a criação de exercícios de futuro

Clique nos boxes abaixo para acompanhar construções possíveis para visibilizar o tamanho invisível das mulheres na economia do cuidado.

Eixos anteriores

Apoie os projetos da Think Olga.

Quer saber mais sobre Autonomia das Mulheres?

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades, análises e indicações de conteúdos inspiradores