Laboratório Think Olga
Lab Think Olga | Cuidado e Política

Bibliografia

Saúde das mulheres

Para ouvir:

Para ler:

Observatório Covid-19 Fiocruz

Resumo: O Observatório Covid-19 Fiocruz tem como função produzir informações para ação. Seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira.

Projeto "La salud reproductiva es vital" (A saúde reprodutiva é vital)

Revista Lancet (principal periódico de saúde)

Report Mulheres em Tempos de Pandemia

Resumo: Relatório sobre dados preliminares do impacto da covid-19 na vida das mulheres

“Mortalidade materna por Covid entre negras é duas vezes maior que entre brancas”, diz doutora em Saúde durante live do CNS

Resumo: Um estudo publicado no jornal científico International Journal of Gynecology & Obstetrics apontou que o Brasil concentra 77% das mortes de gestantes e puérperas, comparado com o restante do mundo. Nessas vítimas, “a mortalidade materna de mulheres negras por Covid-19 é duas vezes maior que a de mulheres brancas”, afirmou Fernanda. De acordo com os registros do Ministério da Saúde, o número de gestantes hospitalizadas por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) com confirmação de Covid-19 é maior entre negras (pretas e pardas) quando comparadas às brancas. Entre as gestantes negras hospitalizadas 14,2% foram a óbito. Entre as brancas, o desfecho morte foi observado para 7%, ou seja metade dos casos.

Depressão nas periferias de SP se agrava com pandemia e preocupa

Resumo: Coletivos se mobilizam para oferecer terapia a baixo custo e orientações sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Brasil deve chegar a mil profissionais de saúde mortos pela Covid-19

Cerca de 570 mil profissionais de saúde se infectaram e 2,5 mil morreram por COVID-19 nas Américas

Mulheres indígenas lideram esforços no combate à pandemia

Resumo: A líder indígena Watatakalu Yawalapiti, 40 anos, faz parte desse batalhão. Coordenadora do departamento de mulheres da Associação da Terra Indígena do Xingu (Atix Mulher), ela conta que não consegue viver seu luto. “Estamos de luto e lutando. Luto, luta, luto, luta. E parece que a gente não descansa, não para nunca”, disse ele em entrevista à reportagem. Enquanto conversamos, ouço o choramingo de uma criança – era um dos seus três filhos, o mais novo, de quatro anos, de quem ela cuida mesmo durante a entrevista.

Racismo Ambiental: mulheres indígenas e quilombolas na proteção de seus povos contra a Covid-19

Racismo ambiental: comunidades negras e indígenas são as mais afetadas

Eixos anteriores

Apoie os projetos da Think Olga.

Quer saber mais sobre Autonomia das Mulheres?

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades, análises e indicações de conteúdos inspiradores